Frases Para Rotating Header Image

Frases de Gandhi

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”

“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”

“A única revolução possível é dentro de nós.”

“A coragem nunca foi questão de músculos. Ela é uma questão de coração. O músculo mais duro treme diante de um medo imaginário. Foi o coração que pôs o músculo a tremer.”

“Um objeto, mesmo que não tenha sido adquirido por meio de roubo, deve ser no entanto considerado furtado se o possuímos sem dele precisarmos.”

“Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.”

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?”

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.”

“O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.”

“Olho por olho, e o mundo acabará cego.”

“A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?”

“Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.”

“Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.”

“O jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.”

“No semblante de um animal, que não fala, há um discurso que somente um espírito sábio realmente entende!”

“Um covarde é incapaz de demonstrar amor – isso é privilégio dos corajosos.”

“O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes.”

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.”

 Biografia

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, em Kathiawar, na Índia.

Casou-se muito jovem, aos 13 anos com Kasturbai Makanji, da mesma idade. Estudou Direito em Londres e voltou a Índia para exercer a profissão de advogado, em 1891.

Foi para a África do Sul dois anos depois e iniciou um movimento pacifista. Voltou para a Índia em 1914 para defender o país com um movimento nacionalista, destacou-se como personagem da luta pela independência indiana.

Durante uma greve contra o aumento de impostos, em 1922, Gandhi foi detido e condenado a 6 anos de prisão, mas deixou a cadeia em 1924. Liderou mais um protesto em 1930, a marcha para o mar, contra os impostos sobre o sal e continuou sua luta pela independência da Índia, visitando Londres e pedindo a concessão da independência pela Inglaterra.

A insistente desobediência civil fez com que Gandhi fosse preso outras vezes, mas ele não desistiu. Em 1947 finalmente foi proclamada a independência da Índia, mas esse não foi o fim, os muçulmanos reivindicavam o estado independente Paquistão. Mais uma vez Gandhi lutou pela paz, com uma greve de fome conseguiu a criação do Estado.

Gandhi foi assassinado aos 78 anos, no dia 30 de janeiro de 1948 por um hindu. Parte de suas cinzas foi jogada no Rio Ganges, sagrado para os hinduístas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>